Um dia após desembarcar em Bogotá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta quarta-feira (17) com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.  Os dois presidentes conversaram sobre cooperação comercial, segurança nas fronteiras, combate ao garimpo e ao desmatamento ilegal, entre outros temas.

Banner Obras Acre 300x225

A visita de Lula a Bogotá foi marcada por uma intensa agenda. Além da  reunião bilateral com o presidente colombiano, o presidente participou do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia e participou da abertura da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), maior evento editorial e cultural do país vizinho.

O encontro entre os dois chefes de Estado também foi marcado pela assinatura de atos internacionais, entre eles memorandos de entendimento e termos de cooperação técnica em diversas áreas, e serviu para Brasil e Colômbia ressaltarem o compromisso de trabalharem juntos nos mais variados setores, principalmente em temas ligados à biodiversidade.

“Precisamos assumir o compromisso de exportar sustentabilidade. Quando participou da Cúpula de Chefes de Estado na América do Sul (em maio do ano passado), o presidente Petro afirmou que a América do Sul pode ser a ‘Arábia Saudita da energia limpa’. E o presidente Petro tem toda a razão. A maior parte do fluxo de investimentos entre nossos países já se concentra no setor energético”, frisou Lula, ao discursar no Fórum Empresarial Brasil-Colômbia.

Veja os atos adotados por ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Colômbia, em 17 de abril de 2024