O grupo de 48 pessoas resgatadas pelo governo do Brasil na Faixa de Gaza desembarcou na manhã desta segunda-feira (11) em Brasília.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Cairo, capital do Egito, às 19h03 (hora local) de domingo (10) e pousou às 3h47 na Base Aérea de Brasília, onde o grupo foi recebido por autoridades brasileiras.

Na escala, 48 passageiros deixaram a zona de batalha e vieram para o Brasil desde o Cairo, no Egito. O grupo conta com 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres (duas idosas) e quatro homens adultos. Entre eles, 11 binacionais brasileiro-palestinos e 37 palestinos.

Eles foram recebidos pelo secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), André Quintão, por integrantes da FAB e por equipes do Ministério da Saúde, já num trabalho integrado de acolhimento do Governo Federal.

“Num primeiro momento eles ficarão de dois a três dias em Brasília. A primeira etapa é do apoio psicológico, de imunização, de documentação, de contato com parentes e amigos. O sentimento geral é de alívio e cansaço pela longa viagem”, disse Quintão.

Para esse grupo de repatriados, o cruzamento da fronteira entre Gaza e o Egito ocorreu no sábado (9), após intensa ação e articulação de integrantes do corpo diplomático brasileiro. O grupo foi hospedado em casas seguras em Rafah.

No Egito, todos foram recepcionados pela equipe da embaixada brasileira no Egito, embarcados em vans locadas pelo governo federal e na sequência cumpriram um trajeto de cerca de seis horas até a cidade do Cairo.

Lá, descansaram, tiveram acesso a alimentação de qualidade e foram avaliados por profissionais da área de saúde antes do deslocamento para o Brasil. 

A Operação Voltando em Paz superou oficialmente a marca de 1.500 repatriados da zona de conflito no Oriente Médio. Em 11 voos coordenados pelo Governo Federal, um total de 1.525 passageiros e 53 animais domésticos foram resgatados desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro.

RELACIONADAS

+ Avião da FAB decola do Egito com 48 repatriados

+ Repatriados relatam alívio e tensão após chegada ao Brasil